Movimento sindical e parlamentares conquistam RGA acima da inflação após anos de resistência do governo

Após mais de quatro anos sem reajuste real e diante de sinalizações iniciais de resistência do Executivo, os servidores públicos estaduais conquistaram a aprovação da Revisão Geral Anual (RGA) com índice superior à inflação em 2026. 

A vitória é resultado de intensa mobilização sindical, articulação política e pressão organizada e demonstra a relevância do movimento sindical e do engajamento parlamentar na defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro de 2026, a RGA com índice de 5,40%, superior ao valor inicialmente proposto pelo Governo do Estado e acima da inflação acumulada. Esse percentual representa uma conquista significativa, pois demonstra um ganho real aos servidores públicos estaduais em um cenário de perdas acumuladas ao longo dos últimos anos, em que não houve reposição compatível com o custo de vida.

O resultado foi possível graças à articulação firme dos parlamentares da ALMT e de representantes sindicais e servidores que acompanharam de perto todas as fases da tramitação. A mobilização, incluindo pressão nas galerias da Casa de Leis, cartas abertas, encontros com deputados e a constante atuação das entidades sindicais, foi imprescindível para assegurar avanços num ambiente político em que o Governo havia sinalizado, reiteradamente, que “não cederia nenhum milímetro a mais” do que o inicialmente proposto.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual (SinttContas) e da Associação dos Técnicos de Controle Público Externo (Asteconpe), Domingos Silva Lima, ressaltou a vitória como fruto da coesão, preparação e mobilização estratégica do movimento sindical. “Hoje os servidores estaduais colhem o resultado de uma luta sindical que exigiu técnica, persistência e união. Não foi apenas um número aprovado na Assembleia, mas a reafirmação de que nossa organização sindical faz a diferença quando se trata de defender os direitos dos trabalhadores.”

Ele explica que apesar das tentativas de reduzir a pauta à mínima expressão, ficou demonstrada a força, articulação e unidade com os parlamentares comprometidos com a causa do servidor. “Esta vitória é dos servidores, das entidades que ousaram enfrentar o discurso do ‘não tem mais espaço’, e de todos que acreditaram que é possível avançar mesmo diante da inércia administrativa. Seguiremos firmes e vigilantes, porque essa conquista não encerra nossa pauta, ela apenas reitera que estamos no caminho certo”, afirmou Domingos.

Embora o índice de 5,40% represente um avanço real, representantes sindicais reconhecem que a recomposição ainda não é suficiente para compensar todos os anos de perdas acumuladas, situação que continuará sendo pauta de negociação nos próximos ciclos. 

Uma proposta de emenda constitucional que será apresentada, nesta quarta-feira, dia 21/01, pela deputada Janaina Riva (MDB), com assinatura de todos os parlamentares, para garantir o reconhecimento dos RGAs passados, que representa uma perda de 18,32%.

O projeto aprovado já foi encaminhado para o governador, em regime de urgência para sanção e inclusão na folha de pagamento do mês de janeiro.